domingo, 20 de outubro de 2019

Sobre o IV encontro


Os colegas no IV encontro


No dia 19 de outubro de 2019, realizamos nosso IV encontro no Roda de Conversas do Quilombo Literário, onde trabalhamos o livro da Cristiane Sobral “Não Vou Mais Lavar os Pratos”.

Tivemos a presença ilustre de cinco pessoas que comentaram e analisaram sob diversos aspectos a obra da autora. Alguns temas recorrentes, partindo sempre de algum poema, foram solidão, racismo, machismo, entre outros.

Iniciamos com a fala do Coordenador, que lembrou das regras do grupo [que estão postadas no nosso site]; da importância que um grupo como este tem por proporcionar leitura e análise de obras variadas sobre a questão negra; da importância da escrita; também alertou que no grupo não existe opinião certa ou errada, então, todos os presentes poderiam fazer suas análises baseados em seus entendimentos sobre a obra.

Após fala inicial, o Coordenador fez a leitura em voz alta do poema “Ainda”. Ao término da leitura, todos os presentes fizeram comentários onde se percebeu que neste poema a autora conseguiu mesclar o ontem e o hoje. Os problemas do negro de ontem continuam, com outra roupagem, os mesmos do negro de hoje.

Outros colegas também foram lendo poemas que, de alguma forma, tinham gostado, e sempre, após cada leitura, havia uma série de comentários, muitas vezes sobre o próprio poema, outras vezes eram histórias vividas que o poema fez relembrar.

Um colega disse que não poderia sair do encontro sem ler “Faveiros”. Após a leitura deste poema, se falou sobre análises e comparações que a autora se utilizou no texto, e se analisou algumas questões que têm ocorrido nas favelas, tais como, balas perdidas, juventude negra sendo abatida, entre outros.

Cada poema que era lido, gerava vários comentários sobre o poema e sobre a vida cotidiana. O poema “Decepção” recebeu muitos comentários sobre solidão a dois.

Assim foi o nosso IV encontro! Lemos vários poemas em voz alta e os analisamos, fazendo, sempre que possível, conexão com a vida cotidiana. Alguns poemas nos permitiram fazer conexão com obras lidas nos encontros anteriores.

Terminamos o encontro com chave de ouro: lemos em conjunto o poema “Não Vou Mais Lavar os Pratos”. Após a leitura, se comentou que a sociedade ainda cobra da mulher a realização do trabalho doméstico, e muitas vezes, mesmo da mulher com atividade intelectual se cobra a limpeza e organização da casa, fazendo com que ela tenha dúvida, às vezes, se fará primeiro o trabalho intelectual ou o doméstico. Algumas mulheres pensam “o que alguém poderá pensar, se chegar à minha casa e encontrar essa bagunça?” Este poema foi entendido como grito de liberdade da mulher.

Ao final dos trabalhos, comemos e bebemos, enquanto refletíamos sobre qual seria o próximo livro, e tiramos algumas fotos para registrar o encontro!

Estão abertas as sugestões para o livro do próximo encontro!


O lanche coletivo
Mais sobre o lanche
Analisando a obra da autora
Considerações sobre a obra
Leitura em voz alta
Análise atenta da obra
Apresentação das ideias
Concentração
Atenção ao que é dito!

Acompanhando a explanação!






10 comentários:

Fernanda Maria disse...

Esse é um encontro que nos permite um exercício de fala, análises, construção de saber. Refletir obras de autoras negras e autores negros, nos fortalece. É um encontro também de compartilhamento. Vamos pensar na próxima leitura...

Paulo Garcia disse...

Para além das valiosas discussões acerca das obras escolhidas, o Quilombo se configura, cada vez mais, como um importante espaço de afetividade. Para o próximo encontro, sugiro a obra "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves.

quilombo literario disse...

Obrigado, Fernanda, por ler o texto!

Nosso último encontro foi bem proveitoso, pois conseguimos explorar bastante a obra da autora que nos propusemos ler e analisar. Também foi um momento onde todos puderam exercer a fala para expressarem o que entenderam sobre o livro e sobre assuntos correlatos aos temas que a autora propôs em seus poemas.

Bora lá, Fernanda, pensar no no próximo encontro! Duas autoras que estiveram presentes na mídia esta semana foram a Ângela Davis e a Lélia Gonzales, talvez se pudesse pensar em explorar o pensamento de uma delas. A Ângela indicou a leitura a Lélia. O que os colegas pensam de uma dessas autoras para o próximo encontro? Outras indicações também são possíveis!

Obrigado pela leitura!

Verare disse...

Boa tarde, gente!

Também tenho gostado cada vez mais dos nossos encontros aquilombados e marcados pelo gosto à leitura e a convivência afetuosa. Quanto à leitura, por ora me somo à sugestão do querido Paulo Garcia, o romance "Um Defeito de Cor". Faz tempo que quero ler esse livro. Quem sabe dessa vez!
Abraços e bom domingo,
Vera Rodrigues

quilombo literario disse...

A Coordenação do Quilombo Literário publica mensagem recebida da autora Cristiane Sobral, depois que tomou conhecimento da Roda de Conversa que realizamos sobre um dos livros de sua autoria.

Cristiane está em viagem pelos Estados Unidos apresentando sua obra em diversas Universidades por vários Estados americanos. Aqueles que desejarem acompanhar as apresentações da autora, podem acessar os links que ela indica na mensagem que nos enviou!

Segue cópia da mensagem que a autora enviou a todos os participantes do grupo. Quem quiser comentar a mensagem, sinta-se à vontade!


"Paulo! Boa noite, tudo bem? Estamos postando aqui no Facebook e Instagram @cristianesobralartista o percurso da viagem. A equipe está colocando dá uma olhada.

Entrei no blog e consegui ler tudo com a atenção que vocês merecem parabéns pelo trabalho. Eu fiquei muito feliz e emocionada, perceber como a palavra caminha pelos espaços e encontra significados ainda que aí eu não esteja é inspirador, razão da continuidade e fortalecimento diante dos desafios enfrentados nessa minha escolha profissional.

As fotos traduziram muito bem o momento de coletividade, aconchego, partilha e reflexão isso é fundamental para a nossa saúde mental, defendo muito isso não podemos permanecer sozinhos na luta.

Enfim, tenho a dizer, estou muito agradecida pela menção a minha obra e pelo retorno de vocês.
Deixo um beijo e um abraço sincero e de energia espiritual libertadora para cada um!

Cristiane Sobral

Sigamos juntos"

quilombo literario disse...

Obrigado, Paulo, pela leitura do nosso texto!

Temos observado que muitas pessoas têm amado a forma como o grupo espalha companheirismo e afetividade entre os participantes do grupo. Também, cada obra que indicamos para ser trabalhada é uma festa entre os membros do grupo!

Vamos considerar com carinho tua indicação de leitura para o nosso próximo encontro. Vimos que outra participante do grupo se somou a tua indicação. É sinal de que a obra tem potencial para empolgar nossa próxima obra a ser analisada e comentada!

Obrigado pela indicação de obra e pela leitura de nosso texto!

quilombo literario disse...

Obrigado, Vera, pela leitura de nosso texto!

Para nós do Quilombo Literário, aquilombar-se significa querer estar com os seus, numa convivência harmoniosa e afetuosa, mas também na livre exposição de ideias sobre as obras analisadas!

Gostamos da indicação de obra que fizeste e vamos analisar com carinho a indicação.

Obrigado pela indicação da obra e também por leres nosso texto!

quilombo literario disse...

Obrigado, Cristiane, pela leitura do texto!

Queríamos te dizer que foste a primeira autora [autor] que conseguimos entrar em contato após estudarmos a obra escolhida.

Nosso grupo ficou muito encantado com a força da tua obra, dos temas abordados em cada poema. Em muitos poemas, conseguimos trazer a discussão para algum caso concreto acontecido com o próprio falante, algum parente, vizinho ou algum fato lido em jornal. É bom poder fazer esse link entre a obra no papel e fatos reais do dia a dia!

Ao final do nosso estudo, o grupo estava encantado com teu livro. Éramos um grupo pequeno, pois muitos dos convidados não puderam comparecer por algum motivo particular, mas os presentes se extasiaram com tua poesia.

Agora estão todos te acompanhando nesta caminhada pelas Universidades americanas!

Obrigado pelo retorno ao nosso comentário!

Jorge Fróes disse...

Psulo, fiquei contente. Mais leitura, mais leitores, mais críticos.Um abraço.

quilombo literario disse...

Obrigado, Jorge, por ler nosso texto!

Nosso grupo se propõe a estimular a leitura de autores negros, de modo a formar leitores mais e melhor engajados nesta temática.

Já escolhemos nosso próximo livro para leitura e discussão. Confira no nosso blog. Também temos uma promessa de entrevista para uma Revista Eletrônica, aqui da região, sobre nossas atividades de leituras.

Obrigado pelo retorno à nossa postagem!