domingo, 22 de maio de 2022

Fotos do último encontro "O Avesso da Pele" - 22mai22


Paulo Rodrigues

Seguem algumas fotos do último encontro do Quilombo Literário, onde analisamos a obra "O Avesso da Pele" do autor Jefferson Tenório.

Consideramos o encontro bastante produtivo, onde houve bastantes contribuições sobre a obra. 
Conseguimos encaminhar o recadastramento e atualização dos membros do grupo.

Muitos colegas acharam a obra bastante impactante, alguns chegaram a achá-la meio triste, tamanha a sua realidade com o vivido pelas pessoas negras nos seus cotidianos. 

Houve, ainda, os que acharam que a obra é o retrato da vida, pois expôs o racismo em muitas das suas entranhas. 

Segundo análise apresentada, a obra em estudo pode ser espécie de alter ego do autor. 

Em algumas situações, o narrador poderia apresentar mais elementos sobre o recorte apresentado do racismo. Alguns chegaram a falar em 'mostra e esconde' sobre o mesmo fato. 

Verificou-se também que esta é a visão apresentada pelo narrador sobre os fatos acontecidos. Chegou-se a comparar com outro livro já estudado pelo grupo, "O Torto Arado", onde havia vários narradores, e isso permitia que o leitor tivesse vários enfoques sobre os temas narrados. 

Chegou-se a chamar a obra "Dom Casmurro", clássico da literatura mundial, para também anotar que ali a visão apresentada é a do narrador Bentinho. São narrativas apresentadas, não significa ser a única que possa existir.

Muitas vezes, o assunto resvala para temas paralelos, mas não menos interessantes.
Falou-se da desativação de bibliotecas nas escolas públicas. Isso traz, segundo análises dentro do grupo, o aumento de pessoas desaminadas, falta de criatividade, chegando, muitas vezes, ao aumento de suicídios na população. São os reflexos de quando os governos encolhem e apertam os orçamentos, chegando ao ponto de acabarem com as bibliotecas nas escolas. 

Bibliotecas são a possibilidade de pequenos alunos se enfronharem no mundo do imaginário, viverem em mundos paralelos, aprendendo a cultivar a imaginação, coisa que vai ajudar na sua formação.

Assim foi o nosso encontro! 

Resgato um texto que foi publicado logo no início da criação de nosso grupo, que bem retrata a importância da leitura e das bibliotecas. 

Foi postado em maio de 2015. Segue o texto.

"Estivemos pensando outro dia nas inúmeras pessoas que tentam difundir o hábito da leitura em suas comunidades. Muitas vezes, ocupando um pedacinho do quarto ou da garagem para disponibilizar seus poucos livros aos futuros leitores. Num processo de despertar da leitura, nos perguntamos o que seria mais importante: o ambiente, os livros, o acesso ao local,  ou o prédio. Tudo isso é importante, mas percebemos que há pessoas que incentivam a leitura com bibliotecas ambulantes dentro de sacolas. Então, concluímos que o leitor é o elo mais importante num processo de incentivo à leitura. É ele que irá se encantar com os livros e, assim, incentivar que o projeto dê passos maiores. Para meninos e meninas pobres, a leitura ainda é a melhor forma de viajarem, imaginar a história que estão lendo. Investir em bibliotecas, mesmo que ambulantes, é dar uma chance ao desenvolvimento sadio de jovens, possibilitando que se pense menos em construir presídios no futuro. Ler boas obras é ajudar o cérebro a criar conexões, desenvolvendo-o. Ler é se adaptar a olhar os fatos por outros ângulos, é expandir o vocabulário e a capacidade de escrita, é melhorar a dicção e a oratória. Foi pensando em tudo isso que resolvemos lançar o Quilombo Literário, uma espécie de grupo de leituras, que pretende estimular a leitura de autores que reflitam sobre a questão negra. Como nas bibliotecas, acreditamos que é o envolvimento das pessoas que fará com que a ideia de um Quilombo Literário prospere. Através das leituras e posteriores reflexões sobre as obras lidas, o Quilombo Literário pretende estimular a leitura de autores negros, melhorar a capacidade de interpretação e discussão de ideias, e aprimorar a escrita de textos voltados à questão negra". 

Comissão Organizadora do 
Quilombo Literário


Capa do livro analisado em 21mai22


Análise de trechos do livro

Aguardando a vez para comentar

Troca de impressões

Lendo apontamentos 

Hora da merenda

Momento de descontração


Expondo ideias


Momento final dos estudos

Momento final dos estudos 2



 

Nenhum comentário: